Como pintar com tinta nanquim

Quais são as características da tinta nanquim?

Uma das principais características é ter uma pigmentação bastante concentrada. O resultado é o preto bem intenso com capacidade de alta cobertura. Outra propriedade do nanquim é ser uma tinta solúvel em água mas que ao secar se torna à prova d’água.

Técnicas para usar a tinta nanquim

Podemos usar a tinta pura diretamente no papel ou diluir em água usando a técnica de aguada de nanquim. No caso da aguada,  misturamos um pouco de tinta com um pouco de água em um recipiente ou em um godê variando as proporções para atingir a tonalidade desejada. A mistura pode ser feita molhando o pincel no nanquim e lavando-o na água. Com apenas uma gota de nanquim já é possível visualizar a água bem escura. Com isso, podemos criar tonalidades, sombras, volumes, texturas e manchas.

É sempre mais fácil escurecer do que clarear um desenho, principalmente quando estamos trabalhando com nanquim . É praticamente impossível retirar a cor uma vez que a tinta cai no papel. Por isso, devemos trabalhar com camadas, começando pelas partes claras e escurecendo conforme a necessidade de cada desenho.

Enquanto a tinta estiver molhada existe a possibilidade de misturar as tonalidades. Porém, assim que a tinta secar, não tem como desfazer. Mas podemos usar isso a nosso favor aplicando novas camadas de nanquim diluído por cima.

Demonstração de técnicas de pintura com nanquim

Dicas de materiais

Papel

Na pintura com tinta nanquim usamos muita água, por isso use papel de gramatura um pouco mais elevada. A partir de 120 g já é suficiente para não enrugar sua arte. Quanto mais grosso melhor. Eu costumo usar os papéis com gramatura a partir de 180 g.

Pincéis

Uma dica bastante interessante é usar uma tampa de garrafa pet para armazenar a quantidade suficiente de tinta na hora de fazer suas pinturas, isso evita acidentes e borrões indesejados em sua arte final. Use também um pote com água para diluir a tinta. Usar uma brush pen recarregável pode ser bastante interessante, isso ajuda no transporte dos seus materiais de desenho para onde você quiser.

Caneta bico de pena

Este é um material muito usado pelos mangakas, porém existe muitos ilustradores que gostam e utilizam as canetas bico de pena que podem deixar o traçado mais fluido. Vejo grande vantagem em usar a caneta bico de pena devido a variação de espessuras de traços que ela promove. Isso é possível pela pressão que exercemos ao desenhar, resultando em linhas de várias espessuras, usando só uma ferramenta.

Canetas nanquim descartáveis

Podemos utilizar as canetas nanquim descartáveis para fazer detalhes sobre a pintura com tinta nanquim. Porém devemos tomar cuidado para adquirir as canetas certas. O ideal é utilizar as canetas nanquim descartáveis à prova d’água evitando assim borrões indesejáveis.

Detalhes com tinta branca

Para complementar a ilustração produzida com tinta nanquim, devemos ter também em nosso material de desenho uma tinta branca em guache ou acrílica. Há quem use tinta látex. Isso ajuda fazer pequenos reparos de áreas brancas que foram preenchidas involuntariamente com nanquim, fazendo efeitos de brilho na ilustração. Na ilustração mostrada neste artigo eu utilizei tinta guache para fazer o brilho dos cabos elétricos que passam em frente a edificação desenhada.

Fazer pinturas com tinta nanquim pode ser bastante interessante. Separe seus materiais e mãos à obra.

Espero que tenha gostado deste artigo. Compartilhe com seus amigos.

Cadastre seu e-mail para receber as notificações de novos artigos.

Um grande abraço a todos…